Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Oficina de "Cartografia Com" na Semana de Acolhimento e Integração - Faculdade de Educação (UFJF)

"Entre praias, pés de ameixa, jabuticaba, montanhas, ruas, videogames, caixa de correios, parquinhos, mimeógrafo e a casa da vó, há uma imensidão de memórias que despertam emoções. Emoções que ativaram lágrimas… Cada lágrima são lembranças da vida... coleção de lugares, cheiros e sabores. Essa foi a oficina “Mapas vivenciais: cartografia com crianças” oferecida pela querida Sara para a Semana de Acolhimento e Integração da Faced. Que oficina! Que delicadeza e sensibilidade sua, Sara! Contemplar as memórias outras, desenhar e narrar as nossas transformaram a sala 18 em uma máquina do tempo e um recanto de saudades. E nessa dança de contemplar, desenhar e narrar, mergulhamos nas profundezas de um mar com lembranças longínquas… para um (re)encontro de si, (re)descoberta do tempo, (re)encontro de lugares… recuperação da nossa existência e de momentos e lugares que marcaram a gente. O que dá sentido para nós? Nossas vivências… nosso cotidiano, nossos momentos que, ao longo do nosso percurso, marcam a gente em nossa singularidade. Sara, muito obrigada por oferecer essa oficina maravilhosa e encantadora. Gratidão por me fazer sentir e refletir".  (Talita Toschi)

"Na manhã de hoje, tive a grata oportunidade de participar de uma oficina sobre "Mapas vivenciais" onde pudemos pensar sobre a importância de considerar a vivência e a relação da criança com o espaço dentro da disciplina de Geografia, fizemos uma atividade que nos levou pra lugares saudosos e marcados por muita afetividade. Ah, minha infância... quantos lugares e pessoas especiais, quantos cheiros e formas que carrego e carregarei comigo sempre, e o quanto esses pedaços me constituem, como fazem parte da pessoa que sou e que venho me tornando. Ao chegar em casa me pus a refletir e a sentir novamente a experiência da atividade e, como sempre acontece ao visitar o passado, veio a lembrança boa de meu pai e a saudade se fez em forma de amor que transborda os olhos, de repente me peguei ali, lembrando de um momento mágico em nossa infância, minha e de meu irmão e esse momento se fez reviver no caminhão de caixinha de pasta de dente, um dos brinquedos que meu pai fazia e que de tão singelo e puro tanto nos encantava, bastava abrir uma pasta de dente nova pra ali ficarmos por minutos juntos, construindo um brinquedo novo. E agora estou aqui pensando no quanto o curso de pedagogia tem me proporcionado reviver momentos como esse, e no tamanho da importância de que nós professores possamos proporcionar aos nossos alunos esses momentos, da importância de percebermos que eles são sujeitos construídos por marcas, sentimentos e histórias. Gratidão pelo dia de hoje". (Fabiana Gabriel)


Relatos da oficina
Entre os dias 17 e 19 de abril, aconteceu a Semana de Acolhimento e Integração da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Grupegi (Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância) ofereceu uma oficina de Mapas Vivenciais refletindo sobre o trabalho da "Cartografia Com". As atividades se iniciaram com o debate sobre o conceito de Vivência (Perejivanie) desenvolvido por Vigotski, foi seguida da leitura e discussão do livro O menino que colecionava lugares, de Jader Janer. Após a leitura, os participantes foram convidados a pensar em sua própria coleção de lugares da infância. Depois foi exibido o curta metragem A Casa de Pequenos Cubinhos. A partir daí, todos confeccionaram um mapa de suas vivências infantis. A oficina foi conduzida por Sara de Paula. 

Livro usado na oficina
  
Vídeo usado na oficina






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVRO: GEOGRAFIA DA INFÂNCIA: ESPACIALIZAÇÕES DA VIDA

Em 2018, o Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/UFF/UFJF), sob coordenação do professor Jader Janer Moreira Lopes,...